Wunderkammera, Liceu Pedro Nunes, Lisboa, 2007

Wunderkammera

Wunderkammern ou Cabinet de Curiosités eram os nomes dados aos antecessores dos museus que eram colecções de animais ou partes naturalizados ou em frascos, herbários, artefactos etnográficos, fósseis e objectos de arqueologia – objectos de estudo das ciências – mas também obras de arte e objectos de carácter mágico como os bezoares, os cornos de “unicórnio”, fetos teratológicos (monstros) ou ainda as cabeças ‘encolhidas’, entre outros; tudo seguindo o critério do coleccionador.
Cá o termo mais usado é o segundo mas escolhi Wunderkammera (no singular) por causa de Wunder, maravilha.
No dia aberto à família deste ano visitei pela primeira vez o Liceu Pedro Nunes pela mão da minha sobrinha, que me mostrou o Museu das Ciências de que me falara. Este museu já está organizado enquanto tal, não tem objectos alheios às ciências, mas para mim funcionou como um “quarto das maravilhas”: são duas salas na ala das ciências com centenas de animais naturalizados, esqueletos, modelos anatómicos, rochas e minerais, mapas anatómicos, poliedros vários, tudo fascinante, (o meu universo, se pudesse tinha um atelier assim), como já não é o Museu de História Natural.
Depois dessa visita escrevi ao Conselho Directivo a pedir para vir desenhar e fotografar o museu – sem ser com carácter documental ou científico – e depois talvez expor. O prazo de que dispunha era muito curto devido a outros compromissos já assumidos, mas não quis deixar passar a oportunidade e o entusiasmo e assim fiz tudo num repente, ainda a quente.
O estado maravilhado em que fiquei levou a uma impossibilidade que foi a de não conseguir fazer algo tão maravilhoso e vasto e rico como aquilo tudo, fosse em pouco ou em muito tempo.
Passado o choque inicial, impus-me limites e cumpri a tarefa mas que ficou em aberto. Esta exposição traduz o primeiro encontro com o museu e os seus exemplares e a descoberta, aos poucos, de pormenores (aos poucos e em pouco tempo resulta mesmo em muito pouco).
BAP, Maio de 2007

 

caixa com fotografias a P/B e a cores (as a P/B, além de tiradas, também ampliadas por BAP)

 

alguns dos desenhos pequenos (menores que A4):

 

 

alguns dos desenhos maiores:

35x70cm

35x100cm

57x41cm

67x80cm

 

 

fotografias da caixa:

(Paris, 1936)